×

Continua #TudoBemTratar o câncer

Article Details Callout

DESTAQUES
Download Print Favourite
Continua #TudoBemTratar o câncer

Acompanhe a nova campanha da Janssen que incentiva a retomada segura do tratamento de câncer

 

O que é #TBT?

O #TBT, do inglês Throwback Thursday, é um movimento nas mídias sociais onde toda quinta-feira as pessoas postam fotos nostálgicas de suas vidas, relembrando bons momentos. 1,2.

 

A campanha

Queremos ressignificar o movimento, adiantando-o para segunda-feira, o dia em que recomeçamos. 

Já existem recomendações e protocolos de segurança para que a atenção ao paciente não precise ser interrompida pela Covid-19. Confira aqui o guia que preparamos para apoiar você na adaptação a esse novo momento: Guia de Segurança para Médicos

 

O impacto do COVID-19 no tratamento do câncer

Um estudo realizado em maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 155 países, durante um período de 3 semanas, demonstrou que o impacto nos serviços de prevenção e tratamento de doenças não transmissíveis (DNTs) foi global. Segundo a pesquisa, 42% dos países precisaram interromper parcial ou totalmente o serviço de tratamento oncológico¹.

 

No Brasil, um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entre os meses de março e maio de 2020, apontou que 70% das cirurgias de câncer deixaram de ser realizadas e pelo menos 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico da doença2. Os dados ainda revelaram que, desde o decreto do estado de pandemia pela OMS, houve uma redução de 50 a 90% das biópsias enviadas aos patologistas¹.

 

Na rede pública do Estado de São Paulo, por exemplo, foram realizados 5.940 biopsias entre março e maio deste ano enquanto que em 2019, no mesmo período, foram realizadas 22.680 2¬, uma redução de mais de 70%. 

 

O Instituto Oncoguia também percebeu a súbita mudança de cenário e realizou uma pesquisa com a finalidade de averiguar os impactos da pandemia nos tratamentos oncológicos. Entre os dados obtidos, o levantamento apontou que 43% dos respondentes sentiram esse impacto. A região Norte do Brasil foi a mais afetada pela pandemia, enquanto pacientes do Sul foram os menos afetados, com 63% e 32%, respectivamente³.

 

Daqueles que fazem o tratamento no SUS, 60% informaram terem sentido algum impacto durante a pandemia, enquanto 33% dos usuários de redes privadas afirmaram que tiveram seus serviços afetados de alguma forma³. 

 

Além disso, 12% dos pacientes decidiram interromper o tratamento por conta própria, temendo a contaminação, e apenas 3% tomaram esta decisão compartilhada com o médico. Em 43% dos casos, a decisão de adiar o tratamento foi da própria instituição de saúde com a preocupação de transmissão e infecção, não só dos pacientes, mas também da equipe médica envolvida³. 

 

Ressalta-se que a Covid-19 também impactou fortemente a saúde emocional dos pacientes. De acordo com o Oncoguia, 52% dos pacientes disseram que a questão emocional foi a mais afetada, seguida pela área social (46%), saúde (33%) e financeira (32%)³.
 

 

 

Referências:

  1. https://www.who.int/publications/m/item/rapid-assessment-of-service-deli...
  2. https://sbco.org.br/2020/05/14/sociedades-medicas-apontam-reducao-de-70-...
  3. http://www.oncoguia.org.br/pub/slide/slide_6e6b_200622_1213.pdf

 

Our Products
our-products
our-products

Acompanhe a nova campanha da Janssen que incentiva a retomada segura do tratamento de câncer

Publish Date

Seg, 28/09/2020 - 15:00
DESTAQUES RELACIONADOS
28 Set 2020 - 15:00
Continua #TudoBemTratar o câncer

Acompanhe a nova campanha da Janssen que incentiva a retomada segura do tratamento de câncer

FALE
CONOSCO

Precisa de informação
ou tem alguma dúvida?
Conheça nosso portal de Call Center

 

CLIQUE AQUI